Objetivo
TAMBOR 2020 é uma iniciativa de resposta rápida para formação audiovisual na perspectiva dos direitos humanos em tempos de pandemia, isolamento social e estado de exceção.
Um curso inteiramente online para compartilhar técnicas, ferramentas e elementos históricos sobre o USO DO VÍDEO NA DEFESA DE DIREITOS. destinado a comunicadores independentes de favelas, periferias, zonas rurais, territórios indígenas e quilombolas.
Com enfoque prático e teórico, o curso visa também apoiar a realização de pequenos projetos criados pelos participantes.
Vídeo da Aula Inaugural do TAMBOR 2018
AULAS ONLINE
1 – A história do vídeo nas lutas sociais – Qual o papel do audiovisual na emancipação social na América Latina? Em que momentos da nossa história recente as câmeras foram fundamentais para registro de memória, disputa narrativa e visibilização das lutas. Qual o legado da produção audiovisual e sua participação nesses movimentos?
2 – Cine Comunitário, Roteiro Participativo e Soberania Audiovisual – Documentários sobre os outros ou com outros? Fundamentos e caminhos para pensar a ação documental participativa e colaborativa
3 – Descolonizando o Audiovisual – A partir das discussões do grupo de pesquisa Comcult da UFMG, o debate tem como eixo principal a colonização da visualidade do audiovisual e a busca pela soberania do visível das produções. O que as imagens oferecem para além do entretenimento?
4 – Linguagem documental – as várias “formas” do documentário – Documentários observacionais, participativos, jornalísticos, experimentais…quais as diversas formas que um documentário pode ter em relação com a matéria?
5 – Noções Básicas da Produção Audiovisual – Aspectos práticos, filmagem, edição, softwares, concepção da estória, ritmo e novos recursos audiovisuais (áudios, chamadas online, mapas e videografismos).
6 – Campanha de Impacto e Redes Sociais – promovendo engajamento online para campanhas, denúncias e convocações. Planejamento de impacto social para comunicação audiovisual
7 – Áudio – gravação de entrevistas, sonorização de vídeo e organização de trilha sonora
8 – Produzindo com celulares – Aplicativos, técnicas de micro-narrativas, novos arranjos e gambiarras, mini documentários para redes sociais
9 – Filmando e Documentando Violações de Direitos – o vídeo como ferramenta de denúncia da violência policial, contaminação ambiental e defesa de territórios. Técnicas de uso do vídeo como prova jurídica, arquivamento seguro e estratégia de incidência jurídica
10 – Crowdfunding – formas alternativas de financiamento para projetos audiovisuais independentes
PALESTRAS
- Direito de Filmar – A necessidade de defender o uso do vídeo para defesa de direitos
- ANCINE, políticas públicas e a dinâmica audiovisual no Brasil
- 22/09 – Deepfakes, manipulação de vídeo, desinformação e inteligência artificial no audiovisual
- Arquivamento e Preservação Audiovisual
- Território Audiovisual – A Rede de Colaboração Audiovisual na América Latina e Caribe
- MUA – Mujeres Audiovisuales – Cobertura Colaborativa de Protestas de Mulheres
- O audiovisual na defesa da saúde pública em tempos de Covid19
- LIVE: como realizar transmissões, engajar audiência e mobilizar influenciadores na sua comunicação ao vivo
- Ética no audiovisual, consentimento informado e cuidados de segurança
Metodologia: O curso será conduzido através de audiência em vídeo-aulas, participação em chamadas coletivas e lives, além de leitura e audiência de conteúdos complementares (textos, artigos, podcasts e vídeo). Ao final do curso os participantes serão orientados em projetos conclusão financiados pelo fundo TAMBOR.
Intercâmbio: Realização de chamadas e interações para trocas de experiências e fortalecimento de redes, com comunicadores independentes de diferentes países da América Latina. A agenda de intercâmbio será informada ao longo do curso.
Multiplicação: Criação de estratégias de multiplicação e compartilhamento dos conteúdos do curso por parte dos participantes com seus grupos e comunidades.
Veja mais sobre a metodologia do curso