Documentário ou Fake News? – o falseamento do mundo social

O ciclo de debates “Cinema e audiovisual em um contexto de distopia” propôs três encontros online com especialistas em cinema e audiovisual para pensar a atual conjuntura. O último encontro leva o título de “Documentário ou Fake News? – o falseamento do mundo social” e propõe tensionar a relação do real na produção audiovisual contemporânea. O evento tem a participação de Fernão Ramos (UNICAMP – Multimeios), Joel Zito de Araújo (Cineasta e Escritor) e a mediação do professor Noel Caravalho (UNICAMP – Multimeios).

Fernão Ramos é pesquisador e professor do Programa de Pós-Graduação de Multimeios- UNICAMP. É autor dos livros: Teoria Contemporânea de Cinema I e II (2005) Mas Afinal… O que é mesmo documentário? (2008), A Imagem-Câmera (2012) e Nova História do Cinema Brasileiro (2018), entre outros.

Joel Zito Araújo é diretor dos filmes Meu Amigo Fela (2019), Raça (2013) e Filhas do Vento (2004), entre uma dezena de outros. Joel dirigiu o documentário e escreveu o livro homônimo A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira (2000) e também é autor do O Negro na TV Pública (2010) e outros artigos.

O evento online é organizado pelo GESCA – Grupo de Estudos em Socioeconomia do Cinema e do Audiovisual do Programa de Pós-Graduação em Multimeios – Unicamp coordenado pelo prof. Dr. Noel dos Santos Carvalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *